Início » Publicações » Restauração de Ornamentos
Na arquitetura, ornamentos são linhas e desenhos de diferentes formas, que tem por objetivo decorar o edifício, valorizando suas fachadas e formas.
Para restauração de ornamentos em arquitetura histórica, a primeira coisa a ser considerada é o fato de que possivelmente desde a concepção do edifício, essa será a primeira vez em que serão produzidos registros gráficos desses elementos. Ou seja, as estruturas geralmente antigas, na maioria das vezes não possuem plantas arquitetônicas para mostrar os ornamentos existentes. Diante disso, é necessário um trabalho manual, artesanal, com molde de gesso ou fibra de vidro, para a recuperação dos desenhos e os reproduzir corretamente, mesmo diante de partes faltantes.
Foto 03 – Ornamento desenhado a mão livre, com especificações e medidas.
Foto 04 – Ornamento do edifício a ser registrado ou reproduzido.
Após o trabalho de identificação e tipologia das peças, tanto em termos de forma quanto de materiais, moldes das peças originais e reproduzidos em cimento para recolocação posterior.
Os ornamentos inseridos em acabamentos em alvenarias, como cimalhas e trabalhos em baixo e alto-relevo, são feitos em massa, conforme técnica de execução original.
Ornamentos com estrutura em ferro necessitam de tratamentos distintos. Inicialmente devem ser tratados os elementos em ferro e possíveis sinais de oxidação, as alvenarias de preenchimento também deverão passar por tratamento especial. Uma vez tratadas as patologias, é realizada a recomposição do ornamento.
Atuando desde 2004 nas áreas de arquitetura e restauração do patrimônio histórico, trabalhamos com responsabilidade e criatividade, apresentando soluções inovadoras para nossos clientes e parceiros.
Navegue
Últimas Postagens
ONDE ESTAMOS
Grande Florinópolis
ONDE ATUAMOS
Todo território nacional
TELEFONE
(48) 99119-7928
Copyright 2015 Ornato Arquitetura | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Storm Agência